Como tentativa de reduzir o pico de carga que ocorre no final da tarde e início da noite, as concessionárias, ou seja, as empresas fornecedoras de energia elétrica, penalizam os consumidores industriais elevando em até três vezes o preço da energia no chamado horário de ponta em relação ao valor cobrado fora de ponta. Este aumento de preço é bastante expressivo, fazendo com que o custo da energia passe a ser mais representativo no total do produto, forçando os empresários a buscar alternativas para não perder competitividade. Uma das alternativas usuais é a redução de produção no horário de ponta, porém quando a demanda do mercado não permite tal atitude, a solução é buscar uma fonte própria de energia e, neste caso, o grupo gerador diesel passa a ser uma opção relativamente barata e rápida.
O Horário de Ponta, por definição do DNAEE, consiste em quaisquer três horas consecutivas, nos dias úteis, compreendidas entre as 17 e às 22 horas a escolher pela concessionária de cada região.
Podemos concluir que optar pelo desligamento da energia proveniente da rede concessionária no horário de ponta, substituindo esta por grupos geradores diesel, pode ser um grande negócio, trazendo uma redução considerável nos gastos com energia elétrica e praticamente financiando a compra do equipamento. Outro fator de grande importância, que se soma as vantagens já apresentadas, é a não interrupção da produção durante faltas da rede concessionária, evitando pesados prejuízos com mão de obra parada, atraso na produção, perda de matéria prima, etc. É importante observar que a economia proporcionada varia de acordo com o perfil de carga de cada empresa, devendo ser feita uma análise completa para cada caso.
A SOTO FILHOS tem a solucao em energia, entre em contato